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7 razões para investir no treinamento da sua recepcionista

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28 / 03 / 2022 | Blog, Marketing

Vivemos em plena era da experiência dos pacientes, que estão cada vez mais conectados e exigentes. Por isso, não podemos ignorar a importância da qualificação para recepcionistas de clínicas médicas no processo de atração e retenção de pacientes.

O paciente que deseja realizar uma consulta médica e entra em contato com a clínica fala, primeiramente, com uma das recepcionistas. A profissional responsável pelo atendimento via telefone ou e-mail tem o papel de repassar as informações necessárias com precisão e garantir que o paciente se consultará no local. Portanto, a recepção funciona como a porta de entrada da clínica.

Na clínica médica, o que está em questão é a saúde dos pacientes, não se trata de uma frivolidade ou algo dispensável. Sendo assim, a qualificação das recepcionistas é fundamental para que elas desenvolvam um trabalho de excelência!

Pensando nisso, separamos os principais motivos para investir no treinamento da sua recepcionista e garantir um excelente atendimento no consultório, confira: 

Acolhimento

Toda pessoa que faz uma consulta médica deseja acolhimento e atenção. Isso precisa começar logo no primeiro contato com a clínica. Por mais que você trate seu paciente com máxima dedicação e atenção, quando o atendimento na recepção é ruim, isso impede a sensação de acolhimento e pode fazer com que o paciente nunca mais volte.

Organização

O trabalho da recepcionista é essencial para que o consultório e as rotinas de atendimento se mantenham organizados. Para que a organização seja cada vez melhor, com praticidade e sem sobrecarga, o treinamento é indispensável.

Também é preciso frisar que, com o uso de novas tecnologias e recursos, é preciso que os profissionais estejam bem preparados. Isso agiliza todo o processo de atendimento, desde o primeiro contato para agendar a consulta até o momento que o paciente sai da clínica. 

Satisfação

O treinamento para sua recepcionista traz resultados no curto e longo prazo. Um deles é a satisfação dos seus pacientes. O grau dessa satisfação determina se eles manterão os atendimentos com você ou se procurarão outro profissional.

A satisfação quanto ao atendimento e boa organização na clínica também faz os pacientes indicarem seu consultório para familiares e amigos. Grande parte das pessoas que agendam uma consulta pela primeira vez chegam por meio de uma indicação. Essa indicação só acontece quando o paciente está satisfeito com o atendimento recebido.

Fidelização

Outro ponto essencial quanto ao treinamento para sua recepcionista é fidelizar os atuais pacientes. Em uma área tão concorrida como a medicina, na qual há diversos especialistas, a fidelização dos atuais pacientes é primordial.

Essa fidelização só é possível quando o atendimento na clínica se mantém acolhedor, atencioso e eficiente ao longo do tempo. Perda na qualidade do atendimento significa perda de pacientes. Manter seus pacientes leais aos seus serviços é fundamental para a solidez financeira do consultório.

Prontidão

A prontidão no esclarecimento de dúvidas e demais necessidades dos pacientes também é primordial. O treinamento contribui para tornar o atendimento mais eficiente e com atenção aos detalhes. Essa prontidão em solucionar dúvidas do dia a dia gera maior confiança por parte dos pacientes e também contribui para que eles se sintam acolhidos.

Tranquilidade

Quando você confia na qualidade do atendimento oferecido por sua recepcionista, há maior tranquilidade no dia a dia. Isso permite que o médico mantenha o foco nas consultas e procedimentos realizados.

É desgastante quando em vários momentos do dia o profissional precisa resolver questões que poderiam ser solucionadas pela recepcionista ou outros membros da equipe. Para que os profissionais da recepção consigam desempenhar um bom trabalho, o treinamento é mais que essencial.

Eficiência

O nível de eficiência do atendimento da sua recepcionista depende muito dos treinamentos recebidos. Por mais que a profissional tenha experiência na área e cumpra os requisitos para o trabalho, sempre é possível aperfeiçoar a forma como as rotinas do dia a dia são feitas.

Quando se fala em eficiência, não se trata apenas de agilidade e rapidez, mas sim, a habilidade de atender as pessoas de forma que elas fiquem satisfeitas.

Além de tudo isso, investir em treinamento para sua recepcionista gera resultados rápidos e consistentes! Eles estão relacionados a esses aspectos:

  • Visibilidade constante;
  • Faturamento contínuo;
  • Credibilidade permanente.

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