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6 Táticas para aumentar o engajamento nos seus Stories

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1 / 04 / 2019 | Blog

Sabemos que Marketing de Mídia Social é responsável por envolver a sua marca com o seu público, mas nem sempre se trata de visualizações ou de alcance, e sim de quantas pessoas (e como) estão reagindo quando veem suas postagens!

Sabia que os stories têm um potencial enorme para reter e converter a sua audiência, indo muito além de ser um espaço para compartilhamento de conteúdo no feed? 

É a opção mais prática e efetiva para você conseguir HUMANIZAR sua marca e estabelecer um RELACIONAMENTO com a sua audiência!

Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes para que você possa implementar no seu Instagram e aumentar o engajamento através dos Stories! 

1 – Stories? Então conte uma história!

A maneira mais fácil de melhorar seu engajamento nos Stories é contando uma história. Crie uma narrativa com começo, meio e fim, seja através de vídeos ou imagens sequenciais. Não se esqueça de prender a atenção do público já na primeira imagem!

2 – Ligue o som!

Na hora de compartilhar vídeos, lembre-se que o som é um importante meio de imersão. Caso haja som, considere adicionar um ícone indicativo para que o som seja ligado. Lembre-se: Acessibilidade é essencial! Adicione legendas caso necessário. Isso maximiza o alcance e a resposta de seu público!

3 – Use stickers!

Os stickers são divertidos e tornam seus Stories mais interativos e o Instagram vem inovando cada vez mais com esta ferramenta! 

Com um uso simples e de fácil aplicação, os usuários da rede social conseguem dar um toque todo especial e personalizar as publicações nos stories.

Em algumas datas comemorativas, também são adicionadas figurinhas temporárias. Dessa maneira, utilizar esse recurso é essencial para criar um conteúdo personalizado.

Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras de usar as figurinhas: 

Pedir comida

Uma das maiores e mais recentes novidades do Instagram é a alternativa de pedir comida pela rede social. Para aproveitar esse recurso, basta ir para a opção de criar um story, abrir a lista de figurinhas disponíveis e procurar por “pedidos de refeição”.

Fazer doações

Já pensou em fazer doações para instituições e organizações sem fins lucrativos pelas redes sociais? O que antes era apenas um passatempo, um meio de fazer negócios e outras finalidades, agora também é uma ferramenta para consciência social.

Realizar desafios

A interação com publicações e stories do Instagram é uma ótima maneira para gerar mais engajamento para sua conta. Nesse sentido, as figurinhas do Instagram surgem como alternativas, sobretudo, por possibilitarem uma resposta de seus seguidores.

Adesivos de Perguntas

Embora você possa simplesmente solicitar que seu público faça uma pergunta através de mensagens, o uso do adesivo de pergunta tem seu próprio benefício exclusivo! Quando você repostar a pergunta respondida, a pessoa que perguntou recebe uma notificação da resposta, gerando uma interação automatizada pelo próprio Instagram! Você pode pedir ao seu público para perguntar sobre um assunto específico do seu negócio, quais seus interesses ou o que gostariam de ver em uma próxima publicação.

Adesivo de Enquete 

Interessante para conhecer as preferências de seu público. Limitado em duas opções de resposta, permite que os próprios seguidores ajudem você a fazer escolhas importantes para sua empresa. Por exemplo, qual será o próximo sabor de pizza que entrará no menu da sua pizzaria? É interessante também para gerar feedbacks, por exemplo: Você gostou do nosso evento? Sim ou não?

Contagem regressiva

Esse é mais um dos ótimos recursos do Instagram que você pode aproveitar na sua estratégia. A figurinha de contagem regressiva ajuda a criar um clima de suspense e expectativa para determinado momento. Além disso, os seus seguidores podem clicar em uma seta no cantinho do sticker e ativar um lembrete para serem notificados assim que a contagem regressiva acabar.

Elaborar testes

Os testes são outro tipo de figurinha que ajudam a criar interação e aumentar o engajamento da marca. A diferença desse para outros stickers, como o de enquete, é que ele permite criar uma pergunta de múltipla escolha.

Existem outros tipos de adesivos que não geram envolvimento direto, mas são interessantes na hora de criar seus stories. O uso de adesivos de localização, por exemplo, faz com que você apareça em pesquisas da região. A adição de hashtags aos seus Stories tem a mesma função! As outras opções de adesivos do Instagram – que se atualizam o tempo todo – dão um toque final interessante ao seu conteúdo. Use sem medo!

4 – Indique uma ação com CTA (Call to Action)

Quando uma interação é proposital, as pessoas podem não entender o que você quer que elas façam. No caso do engajamento dos Stories, você pode usar avisos relevantes para aumentar o tempo gasto em sua história ou manter a audiência por meio de uma história de vários blocos:

Segure para Ler: Ao adicionar mensagens de texto mais longas às suas postagens, solicite aos espectadores que “segurem para ler” todo o conteúdo.

Toque para mais: Por exemplo, inicie com um Stories que faça uma pergunta impactante e adicione “Toque para mais” abaixo da pergunta. O próximo bloco (ou blocos) pode fornecer informações relevantes.

Prepare-se!: Um aviso como “Prepare-se” pode criar antecipação e entusiasmo para o que virá em seguida. Você pode preparar seu público para fazer uma captura de tela com indicativos de promoção, por exemplo, ou girar a tela para visualização da próxima imagem em horizontal.

5 – Templates customizáveis, wallpapers e competições através de Stories

  • Templates customizáveis para screenshots: nos Stories têm sido muito usados e são uma ótima opção não só de interação, mas de divulgação! Você já deve ter visto esses templates para preencher. Você pode usá-los para entretenimento ou, novamente, para obter mais informações sobre seu público. Pense nisso como uma pesquisa que você pode usar para criar produtos, serviços e conteúdos. E lembre-se de deixar informações sobre a sua marca, pois toda vez que for compartilhado, sua marca também será!
  • Wallpapers: papéis de parede são uma maneira fácil de agregar valor e dar algo para o seu público. Seus papéis de parede podem ser citações ou imagens simples. Gary Vaynerchuck tem semanalmente papeis de parede que ele compartilha com seu público no Instagram Stories. Essa tática também é uma oportunidade para desenvolver a criatividade da equipe, além de demonstrar personalidade e reforçar valores da marca.
  • Criar competições em qualquer experiência pode ser uma ótima maneira de aumentar engajamento. Você pode premiar pessoas que preencham sua pesquisa ou criar uma distribuição autônoma usando a captura de tela e o aviso de repostagem. Por exemplo: esse Story vale um desconto de 20% no seu próximo corte de cabelo!

6 – Mensagens Diretas

Peça uma mensagem direta para que seu cliente receba um brinde específico. Isso pode ser qualquer coisa, desde uma lista de verificação para download, até um e-book, link para websérie ou até mesmo um produto ou serviço. Com isso, você pode criar uma lista de pessoas que você sabe que estão interessadas em um assunto específico. Além disso, você já iniciou uma conversa direta com elas, o que é mais envolvente e uma outra alternativa à sua lista de e-mails.

Conclusão

Esperamos que essas táticas para aumentar seu engajamento no Story despertem sua criatividade e levem você a pensar em como fazer um melhor uso da ferramenta!

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